Por causa do brand sense: uma estratégia de conexão sensorial entre a marca e seus públicos.
Deixa a gente te explicar melhor. Quando as marcas definem seu propósito, posicionamento, elas precisam tangibilizar essa essência para que seus públicos percebam seu universo. E esse mundo é formado por alguns tipos de identidade.
Aqui na LOLA desenvolvemos para nossos clientes:
- Identidade Verbal (como essa marca fala? Que expressões usa?);
- Identidade Visual (que estilo visual inspira essa marca? Como será reconhecida em meio aos concorrentes?);
- Identidade Sonora (qual a playlist que será tocada nas lojas? Qual será a voz na mensagem de espera no telefone?)
- Identidade Olfativa (e o cheirinho que fica na sacola? Ao passar o álcool gel a pessoa sentirá qual aroma?)
Claro que cada marca terá aquelas identidades que forem necessárias – cada caso vai definir a quantidade e os sentidos humanos que precisam ser conectados. Algumas precisam de várias e outras apenas duas. É a essência da marca conectada com os pontos de contato que determinam a quantidade de identidades.
Voltando ao caso da Melissa: o cheirinho clássico (identidade olfativa) é tão forte que a marca chegou a criar um álcool gel com esse aroma (para venda)! Com isso, potencializou a identidade olfativa e a transformou em produto – tamanha a conexão com seu público.
Aqui na LOLA também desenvolvemos a identidade olfativa para um cliente da área da moda cujo público é de viajantes, homens que percorrem o mundo e agora carregam a marca na memória. O aroma foi criado especialmente para ela. Demais, né?
Já o Boticário, que tem em seu portfolio de produto a dependência da memória olfativa para gerar vendas, no Natal de 2021 traduziu com palavras seus aromas para uma parcela do público que ficou com sequelas do COVID-19 e perdeu o olfato. Identidade olfativa conectada com identidade verbal.
Então, resumindo: brand sense é criar identidades de acordo com os sentidos humanos (audição, tato, olfato, paladar e visão) que gerem conexão e façam parte da memória afetiva de nossos públicos.