É fato: precisamos proporcionar experiências de valor através dos chatbots.

O Bot é um software de computador desenvolvido com a finalidade de simular a conversação humana. Ele pode ser desenvolvido de duas formas: a partir de Inteligência Artificial ou com base em regras e, para isso, você pode contar com empresas especializadas no assunto como a Ubots.

A implementação dos bots pelas marcas, é uma estratégia que vem sendo adotada para melhorar a experiência dos seus clientes, automatizando os atendimentos para dar agilidade às interações, agregar valor nos produtos e serviços no seu segmento e, acima de tudo, construir uma relação de confiança com o seu público.

Mas, antes de implementar um Bot na sua empresa, aqui vai um aviso: é extremamente necessário construir o robô a partir da essência da marca para que ele leve todos os atributos e diferenciais da sua empresa.

Pense na seguinte situação: sua marca tem o propósito de organizar a vida financeira das pessoas. Seu público são funcionários de empresas que estão utilizando até o último limite do cheque especial. Seus valores são agilidade, empatia e respeito. E, para isso, utiliza um universo verbal mais formal e descomplicado.

Agora, ao implementar o Bot, as primeiras experiências dos clientes são com dificuldades em descobrir o caminho certo do seu problema, opções confusas de atendimento, respostas totalmente diferentes daquelas solicitadas e com uma linguagem totalmente técnica. Difícil dar certo, não é mesmo?

Como você pode imaginar, esse Bot não levou o código genético da marca para esse ponto de contato. E isso não é tudo: certamente o consumidor não voltará a utiliza-lo, porque sua experiência foi extremamente negativa.

Além disso, para que a implementação do chatbot obtenha o resultado esperado, existem alguns passos que devem ser seguidos:

 

Planejamento: Saber qual problema você precisa resolver.

Definir o tipo do chatbot utilizado: Especializado em vendas, atendimento, marketing, pós-vendas.

Conhecer seu público: Com quem o bot vai falar e o tipo de linguagem utilizada pelos públicos.

Canais: Vai ser no whats? No site? No Instagram? Em qual, ou quais canais ele vai atuar.

Estabelecer a jornada de consumo: Como ele vai se comportar em cada etapa.

Boas práticas: O que é fundamental no comportamento de um bot.

 

Com isso em mente, agora você sabe exatamente o que precisa para implementar o chatbot da sua empresa para tornar incrível a relação entre marcas e pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ei … ESPERA!

Não desista do seu negócio!

BAIXE AGORA O PLAYBOOK DAS MARCAS DE SUCESSO
E ESTEJA PRONTO PARA TRANSFORMAR SUA EMPRESA.